Era Vitoriana (1830 – 1890)

Cenário:

O século XIX foi marcado pelo avanço tecnológico e pela mudança de atitudes sociais quanto ao gênero e à classe. A Revolução Industrial, iniciada no século anterior, acelerou-se e, apesar do impacto sobre a produção, distribuição, comunicação e consumo de moda, seu efeito foi sentido de forma mais contundente pela ascensão da classe média e a imposição de seus valores à sociedade.

O desenvolvimento do capitalismo industrial significava que a riqueza não mais dependia da hereditariedade. Esforço pessoal e propósito ganharam status de únicos atributos capazes de garantir uma vida próspera. O trabalho árduo passou a ser como uma religião. Comportamentos mais sóbrios e o hábito de poupar tornaram-se desejáveis, refletindo a necessidade de colocar ordem numa era de violentos tumultos sociais.

Ideais de classe e gênero, com uma distinção clara entre o que era apropriado para mulheres e para homens, representavam a tendência social da época. Algo que, de certa forma, persistiu, dando forma às definições contemporâneas de masculinidade e feminilidade.

Vestuário Básico:

As características mais marcantes do vestuário do período estão relacionadas ao movimento intelectual chamado Romantismo, que enfatizava a emoção, o etéreo e a sensibilidade. Dominou não só a moda, mas outras expressões artísticas, como a literatura e o teatro. Surge como reação à excessiva racionalidade do Iluminismo.

O vestuário básico das mulheres traz de volta o conjunto espartilho e saia. A cintura, portanto, volta a sua posição natural e as saias passam a ser infladas, apresentando forma de sino. Houve, também, um sutil encurtamento delas, que revelava os tornozelos e que fez surgir a tendência de meias delicadamente adornadas.

Chapéus com fitas ou penteados amplos e elaborados, com plumas, flores e outros acessórios, completavam o look.

Já para os homens, o ar romântico estava representado no corte do tecido. Os casacos eram longos, acinturados, enfatizavam os ombros e ainda tinham uma cauda avolumada na parte traseira, desenhando uma silhueta exageradamente feminina.

O vestuário da Era Vitoriana, contudo, não foi somente influenciado pelo Romantismo, sofrendo variações durante o período. A figura abaixo mostra essa evolução:


 Criação:

Inspiradas na rainha Vitória e suas pequenas coroas, confeccionamos uma coroa feita de renda sobre papelão e pintada de tinta spray dourada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s